Laboratório de Organização de Documentos Históricos (LAODH) - Centro de Estudos em Geociências (CEGEO) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)


  • Principal

BR.ACMD.A6



Título: orçamento e finanças
Datas: 1832-1949
Nível de descrição: Subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 86 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: documentos relativos à previsão e execução orçamentária, operações contábeis e financeiras referentes ao uso dos recursos públicos, comprovação de receita e despesa, movimentação de conta corrente e balanços. As rotinas contábeis alteram-se de modo notável com a República. Com base no fragmento de um livro que comporia uma série intitulada “balancete das operações de receita e despesa efetuadas na Coletoria Municipal de Diamantina” – cujas páginas correspondem a folhas impressas com a relação de rubricas de receita e despesa a serem preenchidas diariamente – as receitas do município a partir de 1892 eram provenientes de duas fontes básicas: a renda especial e a renda ordinária, assim discriminadas: 1. renda especial (artigo 24 da lei no 2, de 30 de junho de 1892): renda do mercado municipal; emolumentos das repartições municipais; imposto sobre água do rego público; aluguéis de próprios municipais; rendimento da imprensa municipal; cobrança da dívida ativa; renda eventual; depósitos; 2. Renda Ordinária; 2.1. distrito da sede: imposto sobre aguardente de cana; imposto de transmissão de propriedade intervivos; imposto sobre carros; multas; imposto sobre diversos gêneros de consumo; licenças; bens do evento; imposto sobre indústrias e profissões; imposto predial; cobrança de dívida ativa; 2.2. distritos de fora: imposto sobre aguardente de cana; imposto de transmissão de propriedade intervivos; imposto sobre reses abatidas; multas; imposto sobre diversos gêneros de consumo; licenças; bens do evento; imposto sobre indústrias e profissões; imposto predial; cobrança de dívida ativa.



BR.ACMD.A6-0



Título: DIAMANTINA. Regime tributário do município de Diamantina. Diamantina: Tip. da Cidade de Diamantina, [1893], 15 p.
Data: [1893].
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 1 item documental textual impresso.
Âmbito e conteúdo: regime tributário do município de Diamantina adotado após a implantação do regime republicano.



BR.ACMD.A6-1



Título: diário de receitas e despesas
Datas: 1858-1931
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 26 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: registro diário das receitas e despesas da Câmara Municipal de Diamantina, em partida dobrada.



BR.ACMD.A6-2



Título: livro caixa
Datas: 1904-1931
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 7 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: livro caixa; alguns termos de abertura trazem o título “diário da Coletoria Municipal de Diamantina”; os documentos desta série são produzidos em duas vias – uma, no sistema unigráfico, e outra, em partida dobrada.



BR.ACMD.A6-3



Título: livro razão
Datas: 1904-1921
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 3 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: conta corrente de cada uma das rubricas de receita e despesa do município; alguns termos de abertura trazem o título “diário da Coletoria Municipal de Diamantina”.



BR.ACMD.A6-4



Título: balanço e balancete da receita e despesa Datas: 1892-1920 Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 5 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: balanço anual e balancete mensal da receita e despesa.
bom estado de conservação.



BR.ACMD.A6-5



Título: auxiliar de despesa e contas correntes
Datas: 1892-1893
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 2 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: auxiliar de despesa e contas correntes da Câmara.



BR.ACMD.A6-6



Título: imposto de indústrias e profissões
Datas: 1894-1949
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 13 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: registro dos contribuintes do imposto de indústrias e profissões, estabelecido pela lei municipal no 4, de 12 de outubro de 1892, artigo 1o, § 1o. Alguns livros trazem na capa ou no termo de abertura títulos referentes a conteúdo diverso do 31 que nomeia esta sub-subsérie. São os casos do A6-6-7, cujo termo de abertura informa tratar-se de livro destinado a “contas correntes”, e do A6-6-9, que tem na capa o título “3-Dívida Ativa” – isto é, “3o livro da Dívida Ativa”. Contudo, tanto um como outro têm estrutura e conteúdo dos dados idênticos aos demais desta sub-subsérie, razão pela qual foram nela mantidos.



BR.ACMD.A6-7



Título: imposto de entrada de mercadorias no Mercado Municipal
Datas: 1922-1931.
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 11 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: registro da entrada de mercadorias no mercado municipal; contém os nomes dos tropeiros, a procedência e os produtos comercializados.



BR.ACMD.A6-8



Título: índice de nomes de contribuintes
Datas: s. d.
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 2 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: índice de nome de contribuintes; há anotação a lápis informando tratar-se de um índice de “conta corrente grande”.



BR.ACMD.A6-9



Título: imposto do selo
Datas: 1893-1900
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 2 itens documentais textuais. 33 Âmbito e conteúdo: relação dos contribuintes do imposto do selo.



BR.ACMD.A6-10



Título: imposto sobre aguardente
Datas: 1846-1853
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 1 item documental textual.
Âmbito e conteúdo: relação dos contribuintes do imposto de 320 réis sobre cada barril de aguardente de cana ou restilo vendida no município, criado pela resolução provincial no 298, de 26 de março de 1846. Segundo o artigo 4o desta resolução, este tributo seria consignado nos orçamentos da Câmara “debaixo de uma rubrica especial, destinada exclusivamente para a construção e reparo de pontes e estradas, calçadas e chafarizes” (Cf. MINAS GERAIS. Leis Mineiras. Ouro Preto: Tip. Imparcial, 1846, v. 12, parte 1a, p. 60-62).



BR.ACMD.A6-11



Título: imposto sobre a propriedade de anéis de água
Datas: 1880-1933 (descontínua)
Nível de descrição: Série
Dimensões e suporte do acervo: 3 itens documentais textuais
Âmbito e conteúdo: registro dos proprietários da água do rego público da cidade “desde os primitivos [proprietários] até os [atuais] possuidores”; contém nomes dos moradores, endereços e datas da ligação da água nas residências em Diamantina. Este tributo foi mantido pela lei municipal no 4, de 12 de outubro de 1892 (artigo 1o, § 5o). Segundo o Dicionário Aurélio, pena d'água era uma “antiga medida usada em partilhas de água, da grossura, aproximadamente, de uma pena de pato” e também “taxa fixa paga pelo fornecimento de água aos prédios, independente da quantidade consumida”. Segundo Azevedo Neto a pena d'água era originalmente a unidade de medida para os condutos de água, representada por um orifício de um palmo de circunferência denominado manilha. A manilha era subdividida em dezesseis anéis e cada anel correspondia a oito penas, resultando para a pena de água o diâmetro de 6mm”.



BR.ACMD.A6-12



Título: imposto predial
Datas: 1895-1933
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 2 itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: registro dos contribuintes do imposto predial estabelecido pelo artigo 1o, § 2o da lei municipal no 4, de 12 de outubro de 1892.



BR.ACMD.A6-13



Título: conta corrente do açougue municipal
Datas: 1892-1893
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 1 item documental textual.
Âmbito e conteúdo: receitas e despesas do matadouro municipal



BR.ACMD.A6-14



Título: apólices do empréstimo municipal
Datas: 1905-1910
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 66 itens documentais textuais, em bom estado de conservação Âmbito e conteúdo: correspondem a dois conjuntos de apólices do empréstimo municipal. O primeiro lote foi autorizado pela lei no 143, de 3 de outubro de 1903, artigo 6o § único, combinado com o artigo 6o da lei no 150, de 8 de outubro de 1904 ; trata-se de apólices com juros de 6% ao ano, pagáveis por trimestres vencidos no dia final de cada um, e resgatadas por sorteio nos termos da resolução 57, de 12 de fevereiro de 1906. Um segundo lote decorre da lei no 20, de 11 de agosto de 1909; do primeiro lote há 23 apólices; do segundo, 43, apesar de o pacote fazer referência a 51 apólices no valor de 100$000 réis, perfazendo um total de 5:100$000 réis.



BR.ACMD.A6-15



Título: comprovantes de pagamento
Datas: 1893
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: dois itens documentais textuais.
Âmbito e conteúdo: comprovantes de pagamento de despesas com obras públicas e servidores municipais



BR.ACMD.A6-16



Título: contratos e depósito de fianças
Datas: 1832-1893
Nível de descrição: Sub-subsérie.
Dimensões e suporte do acervo: 4 itens documental textual.
Âmbito e conteúdo: apesar de constituirem objetos distintos, os livros desta sub-série não estabeleceram a diferença entre os objetos registrados, a saber, termos de arrematação de contratos para obras públicas, fiança de servidores municipais e depósito de quantias recebidas pela Câmara de réus afiançados.



BR.ACMD.A6-17



Título: ordens de pagamento
Datas: 1900/11/16-1900/11/28
Nível de descrição: Série Dimensões e suporte do acervo: 1 item documental textual.
Âmbito e conteúdo: ordens de pagamento a prestadores de serviço à Câmara Municipal; contém notas fiscais do ano de 1899; bom estado de conservação.